quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Vitalidade do Saber

Precisamos assimilar a cultura universal, para “abrasileirarmos” a nossa cultura e assim construirmos um Brasil eterno. A educação, para atender ao espírito da época, exige nova mentalidade, com base científica, domínio de técnicas, conhecimentos vitais e atualização de valores.

A cultura realmente, para ajustar o homem ao meio, necessita relacionar-se com a vida, sem ter grandes preocupações teóricas e evitando as noções superadas da mera erudição, que só entulham a memória, mas não avivam a inteligência nem impulsionam a vontade. Nessas condições, a educação moderna deve ser antes de tudo, prática e ativa, realizadora e construtiva, com fundamentos nos estudos e princípios da ética e na experiência, para através de recursos técnicos, vincular-se nos seus processos, à realidade do momento.
 Pensar antes de agir; agir para melhor pensar; e pensar e agir para muito realizar – eis um lema prático para a nossa conduta diária, em que prepondera o imperativo da ação, pois esta é uma necessidade imprescindível.
Grande é aquele que sabe agir no momento mais oportuno, com determinação e coragem. Ele deve agir sempre, mesmo que não alcance resultados práticos e satisfatórios, por ter dispersado inutilmente as suas energias, adquire ao menos, experiência.

A juventude, por idêntico motivo, não deve temer a adversidade. Ela sempre é rica de preciosas lições e, antes de tudo, nos dá a verdadeira experiência da vida. Além disso, enrija o nosso caráter e robustece a nossa têmpera, preparando-nos para todas as situações. Nunca temamos a adversidade nem a luta. Aos fortes a adversidade lhes concentra as energias e lhes aumenta as forças, assim como a luta lhes traz a vitória e conquistas inúmeras. Quase sempre são circunstâncias difíceis que exaltam os autênticos valores.

O próprio infortúnio pode ser a fonte de felicidade. Desenvolve a ação com muita iniciativa e criatividade, audácia e coragem, intrepidez e desassombro. Procede com firmeza nos seus propósitos. Nada é capaz de desvia-lo do justo rumo. Assim ter domínio de si próprio e consciência dos fatos, energia e coragem. Nunca recua da efetivação dos seus objetivos. Aceite a luta com determinação. Não ignora que a ação está cheia de asperezas e obstáculos, mas sabe que é fecunda e nos proporciona conhecimentos preciosos, implicando por isso certas qualidades de caráter, como a confiança em si próprio, domínio de si mesmo, audácia e espírito de decisão, iniciativa, vigor e firmeza. Enfim, o espírito dinâmico não se desespera, mas nas circunstâncias mais críticas, se o plano falhou, prontamente elabore outro, esta será uma oportunidade única de aperfeiçoar seus conhecimentos.
Diante dessas considerações, para valorizar a educação do povo brasileiro, cumpre educa-lo nos sábios princípios da pedagogia do trabalho, uma educação adaptada ao Brasil, garantindo uma aprendizagem dinâmica e vital. Propor não só melhorias ao saber mais também ao valor humano. Somente assim estaremos aptos a mudanças precisas e, portanto, direcionados ao conhecimento Moderno.

Texto Adaptado de: GRANDE, H. Rio de Janeiro. 1974.

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